Sistema Respiratório
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

    O conjunto das estruturas que participam da troca de gases, formam a zona respiratória, são elas portanto: os branquíolos respiratórios, os condutos alvolares e os sacos alvolares. Cada pulmão possui aproximadamente trezentos milhões de alvéolos, dotados de paredes delgadas e grande área de difusão que proporcionam uma eficiente troca de gases respiratórios. 

    Para que o ar entre e saia, os pulmões devem se expandir e retrair, movimentos chamados em conjunto de ventilação pulmonar. O diafragma é o mais importante músculo responsável pelo movimento respiratório dos mamíferos, enquanto as aves têm pulmões de fluxo contínuo, no pulmão dos mamíferos o ar entra e sai em ritmo alternado.

    Quando o diafragma se contrai as costelas são deslocados para cima e para fora, fazendo com que o ar seja inspirado. A expiração é um processo passivo no qual o ar é expelido quando há uma inversão do gradiente de pressão entre este processo também atuam os músculos expiratórios que tracionam a caixa toráxica para baixo, são eles os músculos abdominais e os músculos intercostais internos.

    Agora que vimos a importância do sistema respiratório venha conferir mais sobre a respiração em nossa Webquest.


© 2010 Todos direitos reservados.