Introdução a Tecnologia Assistiva
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

INTRODUÇÃO

 

Você sabia que considerando a população residente no Brasil, 23,9% possui pelo menos uma das deficiências investigadas: visual, auditiva, motora e mental/intelectual.

(IBGE, 2012)

*********************************************

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, cujo objetivo consiste em promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou com mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, 2007, p.9).

*********************************************

 

Veja o vídeo sobre Helen Keller, norte americana, símbolo da SURDOCEGUEIRA, que superou sua deficiência e lutou pelos direitos das pessoas surdocegas.


   Esse trecho do filme retrata um acontecimento que ocorreu em 1882, há aproximados 133 anos. Observe que a professora Anne Sullivan usa uma espécie de linguagem de sinais e    associando ao objeto "água", e consegue que Hellen aprenda diversas palavras e estabeleça um vínculo com a educadora. Hellen viveu até os 87 anos.

O exemplo de inclusão e superação das dias atravessa gerações e ainda inspira todos os que lidam com a questão das deficiências.

 

Fonte: Revista Mundo da Inclusão

 

*********************************************

Há tanto tempo, 133 anos uma pessoa sem muitos recursos conseguiu educar uma pessoa surdocega, você parou para pensar?

E você? Com tantos recursos tecnológicos disponíveis hoje, seria capaz de pensar uma aula inclusiva?

Eu tenho certeza que sim!!!!!

Conto com a motivação de todos!!!

 

 

"Mantenha seu rosto voltado para o sol e você não conseguirá ver a sombra (Hellen Keller)


 





© 2010 Todos direitos reservados.