Planejamento Ação Docente Educação Profissional
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

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INTRODUÇÃO:

A disciplina Planejamento da Ação Docente na Educação Profissional trata das especificidades nas relações entre trabalho e educação; das bases legais e processos formativos que norteiam à formação e profissionalização docente; da práxis pedagógica e as interconexões com a educação profissional e básica; dos níveis e modalidades de ensino; da formação inicial, continuada e autoformação docente na educação profissional; do professor crítico-reflexivo; das ações interdisciplinares e a identidade docente na educação profissional.


I - JUSTIFICATIVA:
De acordo com as diretrizes do PPC do curso de Especialização em Docência Profissional, que obedece à Lei 11.892/2008, os Institutos Federais devem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, primando pela formação humana e cidadã como pressuposto básico à qualificação para o exercício do trabalho. Essa concepção de educação diferencia-se de outras ofertas, uma vez que está fundamentada na integração e articulação entre Ciência, Tecnologia, Cultura, bem como de conhecimentos específicos e do desenvolvimento da capacidade de investigação científica como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários ao permanente exercício da capacidade laboral. Nesse sentido, para que discentes tenham a formação necessária é imperativo que os Institutos Federais ofertem capacitação aos seus servidores para que estes atuem com uma melhor compreensão do que seja a Educação Profissional, quais suas diretrizes e que, deste modo, possam atuar com maior autonomia intelectual e cada vez mais articulado com as demandas profissionais integradas ao mundo do trabalho. Daí, a importância da disciplina "Planejamento da Ação Docente na Educação Profissional".


II - OBJETIVOS:
Geral:Habilitar bachareis e tecnólogos a serem capazes de elaborar um “Plano de Ensino interdisciplinar Dialógico, para a Educação Profissional Integradora”; fazer as interconexões com a educação profissional e básica, desenvolver o espírito crítico-reflexivo; promover ações interdisciplinares em suas práticas educacionais.


Específicos:
a) Oportunizar a integração do conhecimento específico de bacharéis docentes e servidores das áreas técnicas, favorecendo uma ação pedagógica integradora;c) Oportunizar o aprofundamento dos saberes sobre a docência e utilização de novos instrumentos e procedimentos para a educação profissional e tecnológica;d) Despertar a consciência crítica de docentes, para enfrentamento de questões socioeducativas, fundamentados nas novas teorias e práticas metodológicas.


III - PÚBLICO ALVO:
1) Professores da rede federal com diploma de graduação em bacharelado;2) Profissionais técnicos com nível superior devidamente registrados no MEC.


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