Divisão Celular?
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Resultado de imagem para esquema da meiose i e ii

Mitose e meiose são dois processos de divisão celular. A mitose ocorre desde o aparecimento da primeira célula do organismo e se encerra apenas com a morte do mesmo. Esta se inicia com a célula contendo 46 cromossomos (no caso dos humanos), na qual ocorreu a duplicação do material genético. Esse processo é cíclico, composto pelas fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose é de grande importância para que nós possamos nos desenvolver, crescer e repor as células perdidas, como por exemplo, em uma lesão na pele ou quando perdemos sangue ou mesmo nas reposições por envelhecimento.

Meiose ou dupla divisão celular é o processo de divisão da célula que reduz o número de cromossomos/cromátides pela metade e atua na formação de gametas no organismo de reprodução sexuada. Ou seja, ela acontece com um intuito específico de produzirmos os espermatozoides e os óvulos. No homem, os espermatozoides são produzidos na medida em que são utilizados, para se ter uma ideia, a cada ejaculação o homem libera mais de 300 milhões destas células. Na mulher, os óvulos já estão formados nos ovários desde o seu nascimento, sendo que aproximadamente um é liberado a cada mês após a puberdade.

 A meiose, diferentemente da mitose, não ocorre um processo cíclico... este se caracteriza muito mais como um processo irreversível de diferenciação celular.


© 2010 Todos direitos reservados.