Cartográfica – Construindo os Primeiros Mapas
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender

- Desenvolver a percepção das inter-relações espaciais - Trabalhar fundamentos cartográficos e seus conceitos; - Construir os conceitos de inclusão, continuidade e vizinhança.

Duração das atividades

Cinco aulas de quarenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Percepção Espacial de Lugar, vizinhança e continuidade.

Introdução

Na construção do conceito de espaço geográfico, é importante trabalhar com seus alunos a idéia de que este se encontra integrado em uma sucessão de espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sejam sociais, naturais, econômicas entre outras. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração. (Suertegaray, 2001)


A construção do espaço geográfico acontece inicialmente com o próprio corpo, depois nas relações em casa, na vizinhança,escola, etc. É importante que ela perceba, por exemplo, que o espaço do prédio escolar, está ou não, na mesma rua que sua casa e que os dois estão no mesmo bairro. Com isso o aluno estará construindo noções de inclusão, continuidade e vizinhança. (Suertegaray, 2001)

Nesta sequência de sugestões de atividades, os alunos manipularão plantas como a de sua própria escola e também produzirão outras, como a da trajetória que fazem da casa escola, por exemplo. Nesse trabalho representarão elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado: eles estarão lendo a planta através de seus significantes traduzidos para o seu significado.

 


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