Tipos de Citações e de Referências Bibliográfica
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/17735/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Metodologia Científica Aplicada à pesquisa em tecnologia na educação |  UNIREC

Tipo de citações

É fundamental que as informações estraidas de outros trabalhos seja devidamente referenciada e citada.

Ela tende a contextualizar o trabalho na temática. Dando crediblidade e registrando opiniões similares ou concluções opostas.

Talvez vocês não saibam mas existem três tipos de citações: Citação Directa(curta e longa), Citação Indirecta e Citação de Citação. 

Citação indirecta: A citação indirecta é também conhecida como parafrase. ela é utilizada quando quem esta escrevendo incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras.

O objectivo da citação indirecta é expressar determinadas ideias de modo mais acessível, com uma linguagem de facil compreensão.

Como fazer uma citação indirecta.

As citações indiretas não incluem as meras reproduções ou uma troca de uma palavra por outra.

Vocês podem conciderar esses dois pontos no momento da escrita:

a)-Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideias e desenvolver os conceitos esclarecimentos.

b)-Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrencentando exemplos ou conparações.

Não se esqueça que diferente da citação directa, a citação indirecta edeve seguir a formatação do texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte.

Exemplo:

  • Soares (2009, P. 16) Diz que, em uma sociedade que se divide em classes, a ideologia que domina, de acordo com as ideologias marxista, é a ideologia da classe dominante.  
  • Em uma sociedade que se devide em classes, a ideologia que domina, de acordo com as ideologias marxista, é a classe dominante SOARES (2009, P16).

Citação Directa

Ao contrário da citação indirecta, a citação directa é feita com as palavras do próprio autor do texto original.

Exemplo: "São velhas e persistentes aws teorias que atribuem capacidades específicas inatas as raças ou a outros os grupos humanos" ( LARAIA, 1986, P.17).

Citação Directa Curta: A citação directa curta vem do trecho reproduzidos do texto original de no máximo três alinhas.

Voce deve cita-la ao longo do texto, entre aspas,sem alterar o tamanho da fonte. 

Exemplo: Segundo Anderson (2006, p.19) " Oviamente esta é a função da económia: ela busca desenvolver modelos simplís e facilmente compreensíveis que descrevam o fenômeno do mundo real"

"Oviamente esta é a função da económia: ela busca deselvolver modelos simplís e facilmente compreensíveis que descrevam o fenômeno do mundo real" (ANDERSON, 2006, P. 19).

Citação Directa Longa: Esta por sua vez, é a transcrição de trechos maiores da fonte de pesquisa. Para ser uma citação longa deve ter mais de três linhas.

Além disso a sua formação é diferente: A citação directa longa deve ser apresenta com recuo de 4 cintimentros, de forma separada, com fonte no tamanho 20, espaçamento simplís, alinhamento justificado e sem aspas.

Citação de Citação: é de forma geral, é de forma geral, quando se insere no texto a citação de um autor que foi encontrado citado numa outra obra.

Exemplo: Veja o seguinte trecho, encontrado na obra de Nardi (1993, p. 94) que cita as ideias de um outro autor.

No modelo serial de Gough (1974, p. 59), " o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, proceguindo da esquerda para a direita de forma linear".

Exemplo 1: De acordo com Gough (1974, p.59, Apud NARDI 1993, p.94) " o acto de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, proceguindo da esquerda para a directa de forma linear. 

Etc, etc...

https://blog.mettzer.com/tipos-de-citacoes-conforme-os-padroes-abnt/

Tipo de Referências Bibliográficas

Obras com apenas um autor| autor pessoal: Quando a obra consultada é um livro que possui apenas um autor, deve se fazer da seguinte maneira: Ultimo sobrenome, todo em lentra maiusculas, seguindo do resto dos nomes, que pode ter as lentras abreviadas ou não.

Exemplo: SOBRENOME, nomes com sobrenomes. Titulo do livro, nº da Edição, Volume (se houver), Cidade, Nome da Editora, Ano do livro.

SILVA, N. ABNT como um pesadelo, 1ª edição, Recife: Editora Barbara, 2017.

Obras com dois autor: SILVA,M; TAVARES A, ABNT como um pesadelo, 1ª edição, Recife: Editora Barbara, 2017. 

Obras com três autores ou mais: SILVA,N. at al, ABNT como um pesadelo, 1ª edição, Recife: editora Barbara, 2017. 

Etc...

https://blog.mettzer.com/tipos-de-citacoes-conforme-os-padroes-abnt/


© 2010 Todos direitos reservados.