Os Fluidos Renais e Respiratórios na Biofísica
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

O que é a Biofísica dos Fluidos? Qual a relação que o sistema renal e o sistema respiratório têm para serem estudados juntos? Qual a importância dos fluidos para manutenção da vida?

Antes de adentarmos nessas questões, aqui vão alguns breves conceitos:

O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico. Ele é composto por vias respiratórias e pulmões onde ficam os alvéolos (“saquinhos” membranosos altamente irrigados, a unidade funcional desse sistema). O único processo físico envolvido nisso é a difusão, que só acontece se houver gradiente de pressão entre os gases, e a convecção (entra e saída de ar) ajuda na troca de ar e na difusão. 

Já o sistema renal é responsável pela filtração, regulação da pressão arterial, regulação do pH sanguíneo, entre outros, ele é composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Essas funções são realizadas graças a influência da pressão.

- Fluido: pode-se definir fluido como uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força tangencial por menor que ele seja.

- Pressão: como foi estudado, a pressão é um agente físico capaz de romper a inércia de um fluido, podendo ser ela positiva ou negativa (a positiva é uma pressão que "expulsa" o fluido do seu interior, já a pressão negativa é a que "aspira" o fluido para seu interior). É uma grandeza física que a mede a força aplicada perpendicularmente a uma superfície.

- Fluxo: É a principal variável que mede a cinética dos fluidos, também chamado de vazão. Fluxo é volume por unidade de tempo. Dado pela razão da diferença de pressão e resistência, que depende diretamente da diferença (gradiente) de pressão entre o início e o fim do trajeto.

- Filtração: é um método que separa as substâncias sob pressão.

 


© 2010 Todos direitos reservados.