Área do retângulo
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/17696/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Área das figuras geometricas planas (Área do retângulo)

 

área do retângulo é o valor equivalente à medida do espaço ocupado pela figura geométrica, um quadrilátero que possui dois lados maiores com medidas iguais e os outros dois lados com as medidas também equivalentes.

Seus ângulos internos medem 90° e são chamados de ângulos retos, sendo a soma igual  a 360°. O retângulo é uma figura plana que possui dimensões que facilitam o cálculo da sua área. Esses polígonos são diferenciados exatamente pelo número de lados que possuem (quatro, nesse caso). Logo, os nomes aos quais são atribuídos e o cálculo da sua área estão relacionados diretamente ao número exato de lados que a figura possui.

 

Uma figura da geometria plana consiste em um plano que possui um formato específico e a condição básica para que ela exista é obter, no mínimo, três lados. 
Estão relacionados abaixo a nomenclatura de algumas figuras geométricas de acordo com a quantidade total de lados que cada uma dela possui. 
Para calcular a área do retângulo é preciso compreender que ele é um quadrilátero, também uma das características dos quadrados, entretanto, neste caso, apenas cada um dos pares de lados paralelos possuem as medidas iguais, respectivamente.

Para calcular a área de um retângulo basta multiplicar a base pela altura. (Foto: Educa Mais Brasil)

 

O cálculo da sua área é o produto da altura pela base, sendo a fórmula: 

Onde:


b = base do retângulo
h= altura do retângulo
A = b.h; A = 12.10; A = 120 cm²



© 2010 Todos direitos reservados.