MRUV - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos


Warning: getimagesize(pastas/2076/img005 - Cópia.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

Anteriormente estudamos o MRU, que é um movimento onde a velocidade do móvel não muda no decorrer do tempo, ou seja, é constante. Agora estudaremos o MRUV, no qual o móvel sofre iguais variações de velocidades em iguais intervalos de tempo. Em outras palavras, no MRUV a aceleração escalar média é constante.

No movimento A o carro se desloca com velocidade média constante (Vm = 10m/s). Neste caso dizemos que o móvel tem um movimento retilíneo uniforme (MRU).

No movimento B, a velocidade aumenta regularmente. Em cada segundo, o aumento é de 4m/s.

No movimento C,a velocidade diminui regularmente. Em cada segundo, a redução é de 6m/s.

Em ambos os casos, dizemos que se trata de um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), pois a velocidade varia de forma regular, uniforme.

A variação sofrida pela velocidade num certo intervalo de tempo é denominada aceleração. A aceleração média de um móvel em MRUV, num certo intervalo de tempo, é igual à variação de velocidade dividida pelo intervalo de tempo.

No SI a unidade de medida da aceleração é metro por segundo por segundo   ou  m/s2.

Movimento B: Quando a velocidade aumenta no decorrer do tempo dizemos que o movimento é acelerado.

Movimento C: Quando a velocidade diminui no decorrer do tempo dizemos que o movimento é retardado.


© 2010 Todos direitos reservados.