A Escola e o Respeito dos Valores Culturais
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

A escola não é apenas uma instituição lotada de professores que ensinam e alunos que aprendem. A escola é muito mais que isso. Ela é o lugar onde alunos e professores trocam ideias, conhecimentos,  fazendo com que os alunos adquiram autonomia de pensamento e sejam capazes de aplicar tudo que aprendem na escola em sua vida pessoal, social, familiar e profissional.

Sendo assim, será desenvolvida uma Webquest que mostra como os alunos e todo o corpo escolar, devem lidar com as diferenças culturais de cada criança, criando um espaço onde alunos e professores trocarão ideias e conhecimentos acerca dessas diferenças e da importância de respeitá-las. Essa Webquest será voltada a turmas do quarto ano do Ensino Fundamental do município de São Mateus/ES.

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que em seu artigo 58 aborda que: “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.”

A cultura é um conjunto de conhecimento, religião, crença, costumes, comportamento, hábitos, etc., que foi adquirido pelo homem através da convivência com o outro, com a sociedade. A cultura não é algo que se nasce com ela, mas sim se adquire ao longo da vida.

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.